domingo, 3 de maio de 2015

SUBPREFEITURA DE SÃO LUÍS CONVOCA GRAFITEIROS DE SÃO LUÍS PARA INTERVENÇÃO URBANA





Realizou-se no dia 30 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo do Município de São Luís, sede localizada na Rua da Palma – Centro Histórico, com a iniciativa do subprefeito do Centro de São Luís, o Sr.º Fábio Henrique Farias Carvalho, com a pauta: Intervenção Urbana na Cidade de São Luís. Esteve presente também à mesa de abertura da reunião a Secretária Municipal de Turismo, Socorro Araújo, logo pedindo desculpas e se retirando da mesa por motivos maiores e também do Presidente Municipal da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Sr. Aquiles Andrade.

A reunião não contou com um grande público de grafiteiros, mas foi bem representado por uma parcela significativa da old school e da nova geração que estão em atividade com trabalhos crescentes em toda a cidade e que hoje repercutem uma importante mesa de debates a muito não sistematizado, ou então negligenciado por suas performances controversas em torno de um dilema que se arrasta entre ser arte (subsversiva ou de vanguarda) ou mesmo vandalismo.

O motivo da reunião foi reforçado pela necessidade atual de revitalizar o conceito de Identidade Visual da Cidade até então em formação e muito dinâmico, em especial nesta primeira etapa no Centro de nossa Cidade e que assim o grande desafio encontra-se em criar ou recriar mecanismos que possibilitem um diálogo entre as esferas municipal, estadual e federal e sociedade civil ativa no que tange regulamentação de espaços públicos permanentes e efêmeros. Em se tratando desta reunião, o Sr. Aquiles Andrade assim como o subprefeito de São Luís, Henrique Carvalho, apresentação um esboço de um Projeto Cultural com perspectivas de ocorrer em julho no Centro de São Luís um dia de Salão de Arte de Rua através do Grafite. Tal iniciativa desdobrará com intervenção urbana não só dos grafiteiros de São Luís, mas também com participação de outros artistas de rua como MCs e DJs de Hip Hop, assim como skatistas locais.

Alguns grafiteiros presentes apresentaram sua preocupação diante do descaso muitas vezes negligenciado pelo poder público em geral e que já é uma preocupação que eles buscam sempre difundir diante de várias iniciativas independentes em suas áreas de atuação na cidade. Apresentaram inclusive um edital em andamento referente ao tema exposto na reunião além de quais mecanismos garantiria a integridade dos grafites realizados após o evento. O grafiteiro Pig lembra inclusive que esta iniciativa não é pioneira e que participou de um projeto similar da gestão da Prefeitura de São Luís no ano de 2000. O subprefeito garantiu que normas irão conduzir na divulgação permanente dos roteiros onde serão realizados os grafites educando a população na preservação dos espaços urbanos em geral, com o apoio da Bliz Urbana, comunicando inclusive que ontem tiveram em reunião para organizarem uma campanha futura com a mesma conformidade.

Com vista a tudo proferido na reunião, levantou-se a necessidade de estender um novo momento com os presentes, ampliando os contatos com demais grafiteiros a criação de uma Curadoria iniciados tirados incialmente por 3 grafiteiros presentes. O grande desafio levantado pelo público é tentar dar uma cara para além de competitivo, inicialmente esboçado pelo subpreifeito do Centro de São Luís com uma possibilidade de prêmio para o melhor grafite no evento em formação.











Nenhum comentário:

Postar um comentário