quinta-feira, 11 de junho de 2020

SELO DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES: ESTÉTICA DO OURO DE TOLO


É surpreendente como cada vez mais está claro e escancarada a forma como o Desgoverno Bolsonaro se define como Neofascista pois ataca diretamente a cultura do povo brasileiro...
Redefinir a instituição da Fundação Cultural Palmares (FCP), sendo que desde sua criação apresentou distância com a realidade étnica dos problemas que o Brasil carrega secularmente, para desestruturar diretamente o Movimento Negro é a forma mais perversa de demonstrar um Racismo Institucional.
A deformidade da FCP é proposital e para gerar polêmicas que para muitos é mera luta de narrativas, mas na realidade é estrutural e quem não enxerga o crescimento deste neofascismo terá profundas dificuldades de reerguer esta sociedade.
No dia 28 de maio, a FCP lançou uma nota pública para explicar o uso do selo Palmares, mas por esses dias a NOTA PÚBLICA sumiu do site oficial:





O modelo do layout da FCP





FICA DIFÍCIL ENTENDER A METODOLOGIA DESTE SELO, QUE EM SUA ESTÉTICA, PARECE CUNHADA COMO "OURO DE TOLO"!

Metodologia esta que nega o caráter de Herói do Povo Negro, ZUMBI DOS PALMARES, e que representa como Líder do Quilombo dos Palmares, eleva ao panteão de luta de emancipação da escravidão e racismo historicamente constituído pela colonização portuguesa e contemporaneamente com o Racismo Institucional do Estado brasileiro, deformando o próprio nome da instituição!

Vivemos doravante guiados em um mundo de Pós-Verdade! Mas a Pós-Modernidade não vencerá!


Sendo assim, resolvi desenvolver um layout de protesto a esta afronta:


CARTÃO POSTAL com o Selo Capitão do Mato carimbado pelo "Santo do Pau Oco". Pau Oco pelo sentido que o selo da FCP representa o Ouro de Tolo que na época colonial brasileira era traficado geralmente dentro de estátuas de santos chamados de "Santo do Pau Oco". 









Recentemente, a ex jogadora de volei, Ana Paula Henkel, entusiasta de Trump, polemizou com umas críticas deturpadas a respeito dos protestos realizados nos EUA em relação ao Assassinato de George Floyd pela Polícia dos EUA. 


(Atualização em 17/06/2020 às 11h25):

O Racismo Institucional mais explícito no Desgoverno Bolsonazi fica cada vez mais complicado de se combater o Racismo Estrutural...

Não são meras "bravatas" que tentam colocar os ataques sistemáticos e de afronta da elite conservadora brasileira.
Recentemente o Ministro da Deseducação foi bem enfático em um pronunciamento que em sua gestão ele nunca deixará que as ciências humanas como antropologia, sociologia e filosofia tenham espaço na dimensão institucional da educação pública....
Bolsonaro também vera o Projeto Lei n.º 4699/12 de regulamentação da profissão de Historiador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário