sexta-feira, 27 de abril de 2012

A MÁSCARA CAIU... NA LUTA CONTRA O CAOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO



(Representante do SMTT, Keila, ao lado do Manifestante ao microfone)


Após a reação positiva do Movimento Estudantil proferindo um grande ato de protesto em frente a UEMA e ocupação do Terminal de Integração do São Cristóvão, os manifestantes exigiram a presença dos representantes da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte) para esclarecerem possível aumento de passagem do transporte assim como o porque do sucateamento do sistema de transporte público.
A representante do SMTT, Keila não conseguiu explicar o caos instalado no sistema de transporte...

HISTÓRICO DO CAOS:
Em pleno feriado de carnaval de 2010, após um aumento decretado pela Prefeitura de São Luís de maneira sumária, sem a discussão prévia com a sociedade, o Ministério Público de Defesa do Consumidor ajuizou uma ação contra a Prefeitura determinando que a mesma assumisse um termo de responsabilidade em detrimento ao aumento considerado abusivo, exigisse do SET (Sindicato das Empresas de Transporte Público) assumisse a responsabilidade em estruturar mais adequadamente os Terminais de Integração, dando condições de uso pleno em suas estruturas, formação de abrigos nos pontos de ônibus em toda a cidade, assim como renovação da frota de ônibus sucateada e melhor adequação na bilhetagem eletrônica. Tal termo de responsabilidade teria que ser executado no prazo de 01 ano.

Após mais de 02 anos, o que se apresentou foi somente uma reforma superficial nos terminais de integração, uma morosidade em construir abrigos nas paradas de ônibus, suspeitas de não trazerem efetivamente conforto à população usuária.
O mais agravante de tudo, consiste no colapso do sistema de bilhetagem eletrônica, que nas últimas semanas entrou em colapso, deixando na mão milhares de usuários na falta de acesso à meia passagem dos estudantes assim como das dificuldades dos trabalhadores em abastecerem seus cartões de transportes. A alegação do SET consiste em uma crise, que o atual preço do transporte não ter condições de atualizarem o sistema de bilhetagem eletrônico.
Convivemos constantemente com chantagens de um grupo econômico privilegiado em seus monopólios e fartos lucros diante do descompromisso visto pelo desrespeito das determinações da Lei não colocando em prática conforme o último aumento da tarifa.
Para piorar a situação, na demonstração do conluio, a SMTT nada faz para superarem o caos instalado. Pelo contrário, invertem seu papel em subordinação aos ditames da lógica do Capitalismo, onde se orienta na conformidade de se tornarem subalternos, não assumindo seu papel de fiscal, uma vez que, o Sistema de Transporte de São Luís é público, desta forma, o SET tem somente a concessão dos serviços, que são essenciais à população, não agindo de maneira honesta e responsável com suas responsabilidades.
Com o estopim de toda falência proferida pelo SET de suas atribuições e a inoperância da SMTT em não terem a competência de exigirem os termos de responsabilidade do SET. pelo contrário, a justificativa da representante enviada pela SMTT, Keila, que relutantemente evitava dialogar com os manifestantes - mesmo tendo garantias de segurança formado pelo cordão de isolamento da Guarda Municipal, que a todo o momento do protesto demonstrava que assumiria a qualquer momento uma ação truculenta, uma vez que disparou inclusive em alguns estudantes spray de pimenta – falou claramente que a SMTT é parceira do SET. Nada mais conivente ser parceira... sendo que na verdade os papéis estão invertido em suas práticas, pois o SET é quem determina as cartas do jogo de poder que se forma diante do desmonte do Sistema de Transporte Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário