quinta-feira, 12 de março de 2020

A perda de Soberania Nacional brasileira frente ao "Novo Imperialismo"* dos EUA




(Epígrafe usada no capítulo 3 de minha dissertação)


As pessoas não entendem a natureza geopolítica em que os EUA sempre tratou a América Latina como Colônia Contemporânea, como bem explica Anibal Quijano com o paradigma da "Colonialidade do Poder".

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado em março de 2018 é um marco que define toda esta relação atual em que Bolsonaro busca consolidar estes atuais acordos militares que foram assinado na atual viagem esta semana que se passou nos EUA...

Quando o Congresso Nacional negou um debate amplo sobre o AST, como ocorrido em 2002/2003, protocolando pedido de Urgência, demonstrou-se claramente a subserviência em se curvar às exigências de pressão dos EUA. A entrega da Soberania Nacional estava bem clara e a atual conjuntura reitera esta relação imperialista! 

Outdoor instalado em frente à sede da FIEMA, na Av. Jerônimo de Albuquerque, próximo ao retorno da Cohama

As empresas nacionais acreditam que vão ter acesso às migalhas destes acordos, porém, o atual cenário apresentado, com a EMBRAER privatizada e entregue para a Boeing demonstram que além do lucro ser transferido para os EUA, haverá perda de Soberania Nacional com setor estratégico uma vez anunciado por esses dias que o acordo de compra de 75 aeronaves "Super Tucano" deverá ser produzida em fábricas nos EUA. Isso é fator de transferência de tecnologia, ao contrário do que se tem no AST para uso do Centro de Lançamento de Alcântara!

Este relato que exponho surgiu ao ler um artigo na internet do ex-chanceler Celso Amorim, ao indagar se "Teremos direito de comprar ferro velho" com base nos últimos acordos estratégico/militares assinados por Bolsonaro nos EUA.
É FUNDAMENTAL QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA REAJA A ESTE DESMONTE DE NAÇÃO E NÃO ESPERE DE NENHUMA ESFERA INSTITUCIONAL, PRINCIPALMENTE DO MILITARISMO QUE TENTA ENGANAR A POPULAÇÃO DE QUE UMA INTERVENÇÃO MILITAR SEJA A SAÍDA, HAJA VISTA, BOLSONARO SER O PRINCIPAL ELO ENTRE O DESMONTE DA SOBERANIA NACIONAL COM O INTERESSE IMPERIALISTA DOS EUA.

________________________

* "Novo Imperialismo entendido aqui no uso do paradigma do geógrafo estadunidense David Harvey.

Este artigo escrito por: Artêmio Macedo Costa, historiador, Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional PPDSR/UEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário