terça-feira, 5 de outubro de 2010

IMPRESSÕES DE UMA MÍDIA APÓCRIFA

Publicado em (28/01/2010)

Impressionante! Assim que o comentarista panegírico do Capitalismo (Arnaldo Jabor) ao abordar o MST como messiânicos fanáticos do proletariado questionando os atos de “saques” e “depredação” do patrimônio privado em detrimento da ausência histórica da Reforma Agrária, em seguida aparece a distorção daquilo que chamamos de ironia, uma das principais bandeiras do governo Lula, o biocombustível - tendo um aumento significativo em conseqüência do mercado internacional - um dos derivados cana-de-açúcar que historicamente é a essência do latifúndio do Brasil.
Não devemos, entretanto, desconsiderar, em parte, às implicações a respeito das críticas discorridas por Arnaldo Jabor, principalmente da ausência de autonomia do Movimento dos Sem-Terra, por não ter uma personalidade jurídica, mas por outro lado, há um atrelamento político com o PT. No entanto, o Capitalismo não está ausente de preceitos ideológicos, muito menos de manobras econômicas em proveito de uma classe abastada usurpadora daqueles que realmente constroem a riqueza da Nação.
Dessa forma, se tomarmos atenção aos editoriais e reportagens que a mídia, principalmente a Globo desenvolve para transfigurar (o desde sempre metamorfizado) o “personagem principal” da Nação, Lula, que hoje corresponde nesta triste e ignóbil destino das estruturas políticas viciadas, a guinada da “dita” esquerda para a aliança com a direita, na íntegra, ao Capitalismo. Não iremos longe, pois a reputação do dito ícone político é maior em Davos que no próprio célebre concebido Fórum Social Mundial.
Pois é Arnaldo Jabor, seu discurso tão elucubrado contrasta com as contradições de sua retórica: de um lado questionando a “depredação” da última grande ocupação do MST derrubando laranjais (em outubro do ano passado, de 12 mil pés de laranja da fazenda da Cutrale, maior produtora de suco do Brasil) *; do outro a reportagem do aumento do álcool combustível (“Preços do açúcar estão muito promissores. As usinas vão jogar uma parte maior para o açúcar e isso representará uma exportação muito boa para o Brasil. A tendência é que seja uma safra mais açucareira esse ano”, declarou o economista USP Marcos Fava Neves”) ** que desconstrói seu legado argumentativo onde há uma reafirmação do latifúndio análogo à plantation da colonização da América Portuguesa, onde, em nossa contemporaneidade persistem moldes arcaicos de uma herança patrimonialista em nome do Capital.

____________________
* Extraído da eportagem do Jornal da Globo, 27/01/2010
(http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1466174-16021,00-VIDEO+MOSTRA+OS+PLANOS+DO+MST+PARA+OCUPACAO+DE+FAZENDA.html)

** Extraído da reportagem do Jornal da Globo, 27/01/2010
(http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1466169-16021,00-ABASTECER+COM+ALCOOL+ESTA+MAIS+CARO+EM+QUASE+TODO+O+PAIS.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário